Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cliniccareginecologia/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Confira as causas da baixa libido!

O que fazer quando a libido está baixa?

A falta de libido é uma das queixas principais nas consultas com um ginecologista. As mulheres se questionam sobre o desejo sexual e as formas de melhorá-lo, muitas vezes sem considerar todos os fatores que interferem nele. No conteúdo de hoje vamos tratar dessa questão e mostrar o que fazer quando a libido está baixa!

É importante lembrar, inicialmente, que a libido não interfere apenas na nossa vida sexual. Ela está ligada aos nossos desejos e à nossa energia de forma geral, impactando em várias áreas da nossa vida. Continue sua leitura e saiba mais!

Quais podem ser as causas da baixa libido?

A libido é provocada pelo hormônio da Testosterona – nos homens – e do Estrogênio – nas mulheres –. Ela fica potencializada durante o período fértil, favorecendo o desejo sexual e as emoções positivas. A baixa libido, nesse período e no restante do tempo, pode ser causada por diferentes fatores. Confira os principais!

Questões emocionais

As questões emocionais têm forte ligação com a libido, influenciando-a e também sendo impactadas por ela. Assim, se não encontramos um equilíbrio emocional, essa área das nossas vidas também será prejudicada. O estresse, a ansiedade, a fadiga e a tristeza excessiva são algumas das emoções das quais precisamos cuidar. Além disso, os traumas – principalmente os sexuais – também precisam de atenção.

Doenças no sistema reprodutor

As doenças que atingem o aparelho reprodutor podem prejudicar a produção hormonal e causar dores durante as relações sexuais, também impactando na libido. É o caso, por exemplo, da Endometriose Profunda, que ainda pode interferir na fertilidade da mulher ou em sua gestação. Outras doenças que afetam a produção hormonal – no nosso sistema endócrino, por exemplo – também provocam alterações. 

Certas medicações

Alguns anticoncepcionais – e outros remédios que afetam os hormônios – também desequilibram nosso organismo e interferem na produção da libido.

Menopausa

A menopausa é um período de transformação corporal, que também é caracterizado por várias alterações hormonais. É uma etapa natural e necessária para as mulheres, devendo ser respeitada e acolhida da melhor maneira possível – inclusive na busca pelo cuidado com o desejo sexual.

Problemas de relacionamento

A libido não está relacionada apenas a questões individuais, mas também à troca e à convivência entre os parceiros. Assim, um relacionamento ruim – ou que vem enfrentando muitos problemas – também trará dificuldades para o casal em sua vida sexual, provocando a falta de interesse ou o desânimo nas relações.

O que fazer para melhorar a libido?

A resposta para essa questão, como foi visto, é que não existe uma solução universal. É necessário identificar primeiramente a causa da baixa libido e, assim, buscar a ajuda apropriada para a questão. O ginecologista pode auxiliar nessa descoberta, solicitando exames e avaliando o estado da paciente a partir da anamnese. É fundamental contar com um médico de confiança para que você possa ser sincera e se abrir.

As soluções, conforme cada questão, poderão envolver terapia (individual ou de casal), melhora da alimentação (para questões biológicas), reposição hormonal, troca de medicações, alterações na rotina e práticas de atividades físicas, entre outras. Com os cuidados adequados as melhorias serão notadas gradativamente.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre as causas e soluções da baixa libido! Para investigar essa questão com respeito e acolhimento, não deixe de agendar um horário com um de nossos profissionais!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.