Como evitar o prolapso uterino?
Prolapso uterino é a descida do útero para o interior da vagina. É causado pelo enfraquecimento dos músculos e ligamentos do assoalho pélvico que, ao se tornarem distendidos e flácidos, saem de suas posições normais. Dessa forma, a condição acaba por restringir as atividades habituais da mulher, impactando em sua autoestima e qualidade de vida.
Embora seja mais comum em mulheres idosas ou que passaram por partos normais, esse problema pode surgir também antes da menopausa.
Em casos leves, o prolapso uterino não apresenta sinais. Dor na região da pelve, corrimento vaginal, sensação de algo saindo pela vagina, incontinência urinária e dor durante as relações sexuais são alguns dos principais sintomas.
Seu tratamento é indicado de acordo com o grau de descida do útero. Fisioterapia específica e terapia hormonal são alternativas para aliviar os sintomas. Quadros mais graves, o recomendado é a cirurgia.
A melhor opção para prevenir prolapso uterino é realizar exercícios a fim de fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Basta apertar os músculos como se estivesse tentando parar o fluxo de urina.
Uma vez que o prolapso já ocorreu, é muito mais difícil controlar os sinais com exercícios. Um fisioterapeuta terá a expertise e equipamentos para técnicas especiais, a fim de estimular e fortalecer os músculos do assoalho pélvico, mas muitas vezes, você vai precisar de um pessário (anel) ou cirurgia.Você se identificou com os sintomas? Agende uma consulta na Clinic Care Ginecologia!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DA AUTORA:
Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e ObstetríciaFormada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e ObstetríciaFormado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.