Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cliniccareginecologia/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Qual a importância do Exame de Histeroscopia?

Exame de Histeroscopia é essencial para saúde feminina

Você conhece o Exame de Histeroscopia? Ele faz toda a diferença para o diagnóstico e o tratamento de doenças femininas. Por não ser um procedimento de rotina, porém, poucas pessoas entendem a sua importância.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa técnica e o seu funcionamento. Tenha uma boa leitura! 

exame-de-histeroscopia-e-essencial-para-saude-feminina

O que é o exame de histeroscopia?

O chamado “EXAME DE HISTEROSCOPIA” é utilizado para analisar a cavidade uterina,visualizando suas estruturas e identificando alterações. A técnica é realizada a partir de uma microcâmera, que é introduzida no colo do útero com o uso do histeroscópio. As imagens são transmitidas em um monitor em tempo real, permitindo que o médico manuseie os equipamentos adequadamente.

A histeroscopia pode ter duas finalidades: a cirúrgica e a diagnóstica. Entenda cada uma delas!

Exame de histeroscopia diagnóstica

A histeroscopia diagnóstica é feita em laboratório e não exige o uso de sedação. A anestesia pode ser utilizada, porém, se a paciente se sentir mais confortável. 

O histeroscópio é introduzido na cavidade endometrial, permitindo ao médico visualizar todo o interior do útero e identificar alterações, como pólipos, miomas e aderências. É possível, ainda, coletar material para biópsias, retirando uma pequena quantidade de tecido da área a ser investigada.

Exame de histeroscopia cirúrgica

A histeroscopia cirúrgica é semelhante à diagnóstica, mas visa a intervenção nas doenças e não apenas a sua investigação. O procedimento pode ser feito, por exemplo, para a retirada de pólipos ou para o tratamento de septos. 

Por envolver ações um tanto mais delicadas, essa modalidade de histeroscopia é realizada em hospitais, com a aplicação de anestesia geral ou raquidiana. O Médico introduz, juntamente com a microcâmera, os instrumentos necessários para a intervenção.

Quando o exame de histeroscopia é recomendado?

A histeroscopia, como foi mencionado, não faz parte das consultas de check-up ginecológico, sendo recomendada apenas em situações especiais. Ela costuma ser necessária, por exemplo:

  • quando a paciente sofre abortos expontâneos  com frequência;
  • quando há suspeitas de problemas de fertilidade;
  • quando há sintomas de miomas, infecções, tumores malignos ou outras complicações uterinas.

Qual a importância do exame de histeroscopia?

A histeroscopia é uma técnica minimamente invasiva, que oferece segurança e assertividade para os tratamentos. Ela permite uma visão clara do interior do útero, sem comprometer o bem-estar da paciente. O procedimento é rápido e os resultados são precisos. 

O exame de histeroscopia permite visualizar fatores que não seriam vistos com o ultrassom. Ele oferece respostas quanto à fertilidade e, assim, ajuda a identificar caminhos para a realização do sonho da ser mãe.

Ao mesmo tempo, a técnica possibilita o cuidado assertivo da saúde da mulher e a resolução de problemas antes que eles se agravem. O exame pode ser feito, ainda, para retirar o DIU ou para complementar o tratamento de virgens — já que não compromete a estrutura vaginal.

O exame de histeroscopia mostra um grande avanço na área da ginecologia. Com essa técnica, o conforto e o bem-estar da paciente são garantidos.

Agora você conhece o exame de histeroscopia e a sua importância. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.