Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cliniccareginecologia/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Incontinência Urinária ou Infecção Urinária: diferenças

Incontinência Urinária ou Infecção Urinária: existe diferença?

Os problemas urinários causam grandes desconfortos no dia a dia, sendo importante identificar o que você tem para iniciar o melhor tratamento. Uma das maiores dúvidas das pacientes, nesse sentido, é identificar se elas estão com Incontinência Urinária ou Infecção Urinária.

No conteúdo de hoje você vai descobrir as diferenças entre esses problemas e como eles se relacionam. Tenha uma boa leitura!

O que é a incontinência urinária?

A incontinência urinária é o quadro no qual a paciente elimina urina de forma involuntária, não tendo controle do seu xixi. O seu esfíncter relaxa e não depende mais dos comandos para funcionar, o que pode ser causado por doenças, infecções, medicamentos e obesidade, por exemplo.

A questão é mais comum em mulheres idosas, mas pode acometer pessoas de qualquer idade, inclusive do público masculino. A incontinência pode ocorrer de forma leve, forte ou moderada.

Os tratamentos da incontinência urinária

Quando o problema é resultado de uma doença ou infecção, o tratamento consiste, principalmente, em cuidar dessa questão. Para melhorar a incontinência em si, as intervenções variam conforme o nível de intensidade.

Os casos mais leves podem ser tratados com uma dieta adequada, medicamentos e exercícios de treinamento da bexiga, para que a paciente tenha um maior controle. A fisioterapia também pode ajudar a fortalecer a musculatura e melhorar o controle do esfíncter.

Os casos mais avançados podem demandar estímulos elétricos ou a realização de uma cirurgia. A operação é feita para implantar um suporte que sustente a uretra.

O que é a infecção urinária?

A infecção urinária é uma doença provocada por um microrganismo, como um vírus ou uma bactéria. Ela pode ser causada pela cistite ou pelas bactérias que vivem na vagina e no ânus, por exemplo, também podendo se manifestar em diferentes intensidades.

Os tratamentos da infecção urinária

O tratamento da infecção urinária se dá, basicamente, pelo uso de antibióticos, que costumam ser tomadaos de forma oral, de 3 a 7 dias. Quando necessário, essas medicações também podem ser aplicadas na veia da paciente, de acordo com suas demandas.

Incontinência urinária ou infecção urinária: como diferenciar?

A incontinência urinária e a infecção urinária são duas questões diferentes, sendo que a primeira pode ser um efeito da segunda, mas isso nem sempre é uma regra. A incontinência pode ser de vários tipos, como:

  • Incontinência de urgência, na qual ocorre a vontade súbita de urinar e não é possível segurar;
  • Incontinência por esforço, na qual são liberados pequenos jatos de xixi quando a paciente tosse, ri ou faz outros tipos de esforço que causam pressão abdominal;
  • Incontinência de transbordamento, na qual a paciente perde a sensibilidade e não sente que a uretra está cheia.

A infecção urinária, por sua vez, apresenta sintomas como:

  • Urina escurecida;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urina com mau cheiro;
  • Ardência ou dor na pelve;
  • Incontinência urinária.

Assim, a “INCONTINÊNCIA URINÁRIA OU INFECÇÃO URINÁRIA”são dois quadros distintos, que podem ou não acontecer de forma associada. Para fazer o diagnóstico dessas questões, é importante procurar a ajuda de um bom profissional.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para mais informações, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

O que é e como é feita a histeroscopia?

Qual a diferença entre menopausa e climatério?

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.