A menopausa é um evento fisiológico que ocorre no corpo da mulher por volta dos 50 anos de idade e caracteriza-se pela suspensão definitiva da menstruação. Em outras palavras, a partir deste momento, o corpo para de produzir hormônios do ciclo menstrual, o estrogênio e a progesterona.
A este período da vida se dá o nome de climatério.
A palavra climatério significa “fase crítica”. Trata-se de um período bastante conturbado da vida feminina. Diversas transformações físicas e emocionais ocorrem por conta do desequilíbrio na produção de hormônios, como dito anteriormente.
Os sintomas que marcam a entrada desta fase são semelhantes a uma TPM, só que de forma mais acentuada e prolongada.
Sintomas da menopausa
Nem todas as mulheres experimentam os sintomas da menopausa. Existem aquelas que passam pela fase tranquilamente. Contudo, parte das mulheres relata situações como ondas de calor, sudorese noturna, alteração no sono, secura vaginal, sintomas depressivos e diminuição da libido.
A redução de hormônio tem impacto direto no funcionamento harmonioso do sistema nervoso central, fazendo com que aumentem as queixas de irritabilidade, instabilidade, choro descontrolado, melancolia, etc. Ocorrem ainda alterações na pele e na distribuição de gordura pelo corpo.
Reposição hormonal na menopausa
Existem tratamentos para mulheres na menopausa que podem ajudar na melhora dos sintomas. Eles podem ser divididos em medicamentosos e comportamentais. Mudanças no estilo de vida e adoção de práticas saudáveis têm impacto direto nos sintomas.
A terapia de reposição hormonal é um tratamento que visa a utilização de hormônios que pararam de ser produzidos, o estrogênio e a progesterona. Eles são repostos no corpo através de medicação.
Existem alguns efeitos colaterais desta prática como inchaço, dores de cabeça, alteração no humor e dores nas mamas.
Pacientes saudáveis que apresentam sintomas de climatério são candidatas a utilização da reposição hormonal.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a equipe da Clinic Care Ginecologia!