É de fundamental importância que todas as mulheres realizem a rotina ginecológica anual. As consultas podem começar a ser feitas logo após a primeira menstruação. Algumas mães escolhem levar suas filhas ao ginecologista antes, para que o médico explique as transformações da adolescência.
Durante a consulta ginecológica, o médico irá avaliar quais serão os exames necessários para cada paciente, conforme a idade, queixas e quadro clínico. A rotina de exames varia de acordo com a faixa etária e as particularidades de cada mulher.
Vale salientar que algumas enfermidades não manifestam sintomas e acabam sendo diagnosticadas nestes exames preventivos. Realizar o diagnóstico precoce é a melhor maneira de se evitar consequências graves para a saúde.
Afinal, quais são os principais exames ginecológicos?
Os exames ginecológicos se resumem a aqueles que são feitos no próprio consultório médico e aqueles que necessitam de análise laboratorial para complementar a investigação. Assim, entre os principais, temos:
Exame vulvar e especular com coleta de citologia do colo uterino
O exame da vulva para avaliação de presença de lesões, pigmentação e secreção também é muito importante.
O exame especular consiste na introdução do aparelho de espéculo na vagina para visualização das paredes vaginais, colo uterino, conteúdo vaginal de secreções e coleta de citologia do colo uterino, conhecido popularmente como exame de Papanicolau.
Trata-se de um exame para detectar alterações nas células do colo uterino. Dessa forma, o ginecologista coleta escamações externas e internas do colo e vagina. Com a amostra desse material é possível analisar no laboratório se há alguma infecção que possa, posteriormente, se transformar em câncer. Esse exame permite a investigação da presença de lesões causadas pelo vírus HPV e também coleta de material para pesquisa de infecções sexualmente transmissíveis como Chlamydia, Gonorrhoeae, Micoplasma, Ureaplasma, Trichomonas e também pesquisa fúngica.
Na presença de HPV, há a necessidade de avaliação do colo e vagina pela colposcopia e da vulva pela vulvoscopia. Esses exames são realizados sob a visualização de um colposcópio, que é uma espécie de microscópio capaz de auxiliar o médico no diagnóstico de lesões precursoras de câncer.
Exame da mama
O exame é feito por toque para identificar se há alguma lesão palpável em mamas e axilas.
Caso haja lesão palpável, o exame de ultrassonografia e mamografia serão solicitados.
Esses exames também são realizados para rastreamento conforme a faixa etária da paciente, mesmo que o médico não detecte nenhum nódulo na palpação.
Ultrassonografia Pélvica
A avaliação da pelve feminina pode se dar pela ultrassonografia pélvica abdominal em mulheres que ainda não tiveram relação, ou por via transvaginal nas que já apresentam vida sexual. Seu principal objetivo é detectar algumas doenças, como os ovários policísticos, miomas, cistos ovarianos, gravidez inicial ou ectópica, endometriose, espessamento do endométrio, pólipos endometriais e controle de DIU
Toque ginecológico
Exame feito com o objetivo de analisar se há alguma irregularidade na vagina ou no colo uterino. São avaliadas a região genital e abdômen, podendo assim, diagnosticar a endometriose, aumentos uterino ou ovarianos e outras doenças inflamatórias pélvicas. Também é realizado durante o pré-natal e trabalho de parto, quando necessário.
Exame de Urodinâmica
O exame de urodinâmica avalia o funcionamento da bexiga e uretra, medindo a pressão e fluxo urinário. Ele é indicado para diagnosticar problemas como incontinência urinária, dificuldade para urinar, infecções recorrentes, ou disfunções da bexiga. É recomendado quando há suspeita de obstrução urinária, fraqueza no controle dos músculos pélvicos ou em casos de doenças neurológicas que afetam o sistema urinário.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a equipe Clinic Care Ginecologia!