As distopias genitais são toda e qualquer projeção descendente do útero ou da parede vaginal anterior, posterior ou apical para dentro do espaço potencial da vagina. As formas mais comuns de distopia são: cistocele, retocele e prolapso uterino.

Elas são identificadas durante exames ginecológicos e são classificadas em seus diferentes graus. Devem ser tratadas e acompanhadas, pois podem causar sequelas importantes para a saúde da mulher, comprometendo totalmente sua qualidade de vida.

Vamos entender melhor cada uma das suas formas:

Distopias Genitais

Cistocele

Também conhecido como prolapso da bexiga é o resultado do enfraquecimento da musculatura do períneo da mulher. Em outras palavras, os ligamentos do pavimento pélvico não conseguem segurar a bexiga no seu lugar, podendo ser tocada facilmente através da vagina.

O tratamento inclui mudanças no estilo de vida, com perda de peso, combate a prisão de ventre, além de fisioterapia e exercícios pélvicos. Em alguns casos, há a necessidade de correção cirúrgica.

Retocele

Trata-se de uma herniação do reto abaulando a parede vaginal posterior. É um problema bastante comum, que muitas vezes não apresenta sintomas. Suas causas estão ligadas ao desgaste do assoalho pélvico e o enfraquecimento dos músculos da região. Entre os principais motivos estão os partos naturais e traumas de parto vaginal. Pode causar dificuldade na evacuação e incômodo.

Prolapso Uterino

É a descida do colo e até mesmo do corpo uterino pela vagina, em virtude da fraqueza do assoalho pélvico, podendo ultrapassar o introito vaginal ao esforço, causando grande incômodo e incapacitando as atividades do dia-a-dia.

Quer saber mais sobre as distopias genitais? Entre em contato conosco!

Últimos Artigos do Nosso Blog

Como é a primeira consulta de Obstetrícia

As consultas obstétricas são essenciais para a saúde materna e fetal, monitorando, fornecendo auxílio e tratando possíveis demandas. Hoje vamos ajudar a tirar dúvidas sobre a primeira consulta de Obstetrícia, para que você vá mais preparada para esse momento. Continue a leitura para...

Leia mais >

O que é Cirurgia Ginecológica?

A Cirurgia Ginecológica pode ser considerada em diferentes casos, de acordo com as demandas específicas de cada paciente. Existem técnicas variadas e é importante tomar certos cuidados antes e depois do procedimento para favorecer seus resultados. Hoje vamos conversar com mais detalhes...

Leia mais >

Ovulação e a importância de discutir seus ciclos com o seu médico

A compreensão da Ovulação é muito importante para a saúde e o bem-estar da mulher. Conversar sobre os ciclos menstruais com um médico oferece insights relevantes e permite orientações mais direcionadas sobre diferentes aspectos. Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto....

Leia mais >

Agendamento de Consulta

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você!

Enviando...