A Ninfoplastia ou plástica íntima é uma intervenção cirúrgica para redução dos pequenos lábios vaginais, em mulheres que têm hipertrofia desta área. De modo geral, ela é bastante rápida, durando cerca de 1 hora, com anestesia local e sedação.
Ela é muito procurada por mulheres que têm alteração na região íntima. Entre as mais comuns destacam-se a hipertrofia dos pequenos lábios (como citado anteriormente), excesso de gordura na região pubiana, alterações na coloração, entre outras.
Apesar de ter caráter estético, a ninfoplastia pode ser uma medida importante para corrigir problemas funcionais como: mulheres com lábios volumosos podem sentir dor na relação sexual, incômodo ao usar roupas muito apertadas, além de constrangimentos que geram problemas psicológicos e afetam a vida sexual da paciente.
A principal indicação ainda é a hipertrofia dos pequenos lábios.
Como é feita a cirurgia de Ninfoplastia?
O procedimento é feito em hospital dia. O médico corta os pequenos lábios e costura suas bordas, para que não fique cicatriz. Toda a sutura é feita com fios absorvíveis pelo organismo.
Deve-se esperar cerca de 40 a 45 dias para voltar a ter relações sexuais e fazer exercícios físicos. Além disso, na primeira semana é recomendado que a paciente não permaneça sentada, sendo mais indicado permanecer deitada, com as pernas mais elevadas, facilitando o retorno venoso.
Embora a recuperação seja praticamente igual para todas as mulheres, a cicatrização completa se dá cerca de 6 meses depois. A região vaginal deve se manter sempre limpa e seca, com aplicação de compressas geladas, principalmente nos primeiros dias.
Existem contraindicações para a cirurgia?
A ninfoplastia é contra indicada em mulheres que tenham a diabetes descontrolada, insuficiência cardíaca, hipertensão e que são menores de 18 anos. Além disso, ela não deve ser realizada próxima a menstruação, porque o sangue menstrual deixa a região mais úmida, favorecendo infecções.
Quer saber mais sobre a Ninfoplastia? Entre em contato conosco.