Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cliniccareginecologia/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Saiba o que faz um ginecologista obstetra - Clinic Care Ginecologia

O que faz um ginecologista obstetra?

Você sabe o que faz um ginecologista obstetra? 

Trata-se de um profissional de saúde especializado em saúde reprodutiva feminina. Toda área envolve o trabalho com  mulheres grávidas (até o parto dos bebês) e a ginecologia propriamente dita, tratando uma ampla gama de condições, incluindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dores crônicas.

Todos os ginecologistas obstétricos oferecem  também vários cuidados e serviços preventivos, como os exames de papanicolau, exames pélvicos, ultrassonografias e exames de sangue no geral, além de tirarem todas as dúvidas que a mulher precisa sobre saúde reprodutiva, sexo, infertilidade e outros temas.

Mas afinal, quantas vezes preciso me consultar com este profissional?

Geralmente, as recomendações de periodicidade variam de acordo com a idade da mulher. Muitas, visitam apenas uma vez por ano. Algumas, inclusive, usam esses médicos como seu principal e único.

Portanto, pensando em um estilo de vida preventivo, é ideal realizar, no mínimo, uma consulta ao ano, para mulheres que não fazem nenhum tratamento hormonal. Caso outras condições estejam envolvidas, como anticoncepcionais, menopausa e ovário policístico, recomenda-se consultas mais frequentes.

E a consulta com esse profissional? Funciona de que maneira?

Em geral, a consulta com o ginecologista obstetra pode ocorrer pelos mais variados motivos, e acontecer de formas diferentes. Tudo depende do profissional e da necessidade da paciente. 

Porém, dois processos são comuns: os exames clínicos e a entrevista (anamnese).

Anamnese

Aqui, o ginecologista obstetra estabelece um perfil do paciente, através de uma série de perguntas. Assim, no primeiro momento, ele vai ouvir as principais queixas do paciente e investigar a duração dos sintomas apresentados.

Em casos de mulheres que já possuem vida sexual ativa, ocorrem perguntas sobre o uso de métodos contraceptivos, libido e orientações para evitar ISTs e outras dúvidas.

Exames clínicos

Os exames acontecem com orientação prévia à paciente, para que ela possa ir preparada para a consulta. Eles incluem exames como o papanicolau, mamografia, ultrassonografia pélvica, entre outros.

E aí, conheceu mais sobre a atuação do ginecologista obstetra? Dúvidas? Entre em contato conosco!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.