Dicas para aliviar os sintomas da TPM

Ao longo do ciclo menstrual, são experimentadas uma etapa com a predominância do estrogênio (hormônio feminino) e outra com a predominância da progesterona (hormônio masculino), sendo que ambas têm funções muito importantes para o nosso organismo. Quando o hormônio mais marcante é a progesterona, porém, é comum apresentarmos alguns sinais de desconforto físico e emocional: a chamada Tensão Pré Menstrual. No conteúdo de hoje vamos ajudar com os sintomas da TPM!

Essa fase costuma se iniciar entre uma ou duas semanas antes da menstruação, trazendo questões como dores de cabeça e dores nas mamas, cólicas menstruais, retenção de líquidos e inchaço, indisposição, irritabilidade e autodepreciação. A intensidade desses sinais varia de acordo com a nossa saúde física e mental, além de outras particularidades de cada mulher. Sua abordagem, portanto, também deve ser personalizada e respeitar as demandas de cada uma, mas existem algumas dicas que podem contribuir de uma forma geral. Continue sua leitura e saiba mais!

Cuide da sua alimentação

Durante a Tensão Pré Menstrual é comum sentirmos um desejo maior por algum prato ou tipo de refeição – e está tudo bem ceder a essa vontade para atender ao seu prazer. No entanto, é importante ter equilíbrio e evitar excessos, já que alguns alimentos ampliam os sintomas pré-menstruais. É o caso, por exemplo, de produtos industrializados, açúcar, gordura, cafeína e álcool.

Certos componentes, por sua vez, aliviam esses sintomas e promovem o bem-estar, como a vitamina D, o magnésio, o cálcio e a vitamina B1. Assim, invista em um cardápio com esses elementos e tente manter uma alimentação balanceada durante todo o ciclo menstrual. 

Alguns alimentos que fazem bem são a banana, o cacau, a aveia, o abacate e a beterraba. 

Além disso, itens com ômega 3, como a linhaça e o salmão, também são escolhas favoráveis.  Lembre-se de cuidar bem da hidratação com água, chás naturais e alimentos com efeito diurético, como a melancia e o melão.

Pratique atividades físicas

Os exercícios favorecem a produção dos hormônios do prazer, que contribuem para a regulação do humor e do bem-estar. A serotonina e a endorfina são grandes aliadas para aliviar os sintomas da TPM, atuando tanto no desconforto físico quanto no mental.

Para um resultado realmente eficiente, porém, é importante respeitar os limites do próprio corpo e a sua fase atual: a TPM é um período de menor disposição, então não adianta forçar a pratica de atividades intensas. Você pode reduzir a sua quantidade de exercícios padrão ou optar por escolhas mais leves, como uma caminhada ou alongamento, por exemplo.

Cuide do seu estilo de vida de forma geral

Para além dos exercícios e da alimentação, o sono, o prazer e a saúde mental como um todo também contribuem para minimizar ou aumentar os sintomas pré- menstruais. Assim, é importante cultivar uma boa qualidade de vida de forma geral, para se sentir mais confortável e satisfeita nesse período.

Descanse, cuide da sua organização para evitar o estresse, aprenda exercícios de respiração ou meditação para relaxar e invista no seu lazer! Faça coisas que você gosta, se divirta e, se necessário, busque ajuda psicológica para cuidar do emocional.

A TPM traz mais à tona as questões que precisam de atenção, então aproveite essa fase para se perceber e mapear os cuidados essenciais para seu dia a dia. Lembre-se, no entanto, de tomar cuidado com a autodepreciação: a ideia não é se criticar, mas pensar no que pode trazer melhorias para sua vida.

Procure ajuda profissional

Se os sintomas da TPM são muito intensos, causando grande sofrimento ou incapacitando suas atividades, não deixe de procurar ajuda profissional. Um ginecologista poderá identificar se existe alguma outra condição intensificando esses sinais ou o que pode ser feito para melhorar sua situação.

Pode ser recomendado um anticoncepcional, por exemplo, que interferirá na produção hormonal e tornará os sintomas menos intensos. Outras medidas também podem ser adotadas para quem não quer tomar remédios ou quem quer engravidar, sendo que as vontades e objetivos de cada uma devem sempre ser respeitados. 

Esperamos que tenha gostado das dicas para os sintomas da TPM. Não deixe de entrar em contato para agendar um horário!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.