Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cliniccareginecologia/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Descolamento de placenta: o que é?

O que é descolamento de placenta?

O descolamento da placenta acontece quando as ligações entre a placenta e o útero se rompem, impedindo a troca de nutrientes e oxigênio para o bebê. Esse deslocamento pode acontecer de duas maneiras. 

o-que-e-descolamento-de-placenta

No início da gestação, é comum o descolamento ovular, que pode causar sangramentos. Isso ocorre quando o sangue se concentra entre o útero e o saco gestacional, formando um hematoma. Geralmente, o problema é detectado logo no primeiro trimestre e a recomendação dos médicos é que a grávida faça repouso e tome as medicações necessárias. Na maioria das vezes, tudo volta ao normal depois de um tempo. 

Já o que ocorre próximo ao final da gravidez é chamado de descolamento prematuro da placenta, que é mais grave e apresenta maior risco ao bebê. É uma das mais temidas complicações e ocorre em cerca de 1% das gestações, sendo mais comum em grávidas hipertensas. Outros fatores de risco são consumo de álcool e drogas, trauma e idade avançada.

O principal sinal é um sangramento acompanhado de dor súbita e intensa. A barriga fica dura e o bebê para de se movimentar. A grávida deve procurar o hospital mais próximo rapidamente e ligar para o obstetra.

Cada caso é único e as consequências dependem de qual área foi descolada. Se é pequena, é possível prescrever hormônio e repouso absoluto em casa. Mas se é um pouco maior, o repouso pode ser no hospital, porque o risco de parto prematuro é imediato. 

Faça o seu pré-natal na Clinic Care Ginecologia.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.