O que é descolamento de placenta?

O descolamento da placenta acontece quando as ligações entre a placenta e o útero se rompem, impedindo a troca de nutrientes e oxigênio para o bebê. Esse deslocamento pode acontecer de duas maneiras. 

o-que-e-descolamento-de-placenta

No início da gestação, é comum o descolamento ovular, que pode causar sangramentos. Isso ocorre quando o sangue se concentra entre o útero e o saco gestacional, formando um hematoma. Geralmente, o problema é detectado logo no primeiro trimestre e a recomendação dos médicos é que a grávida faça repouso e tome as medicações necessárias. Na maioria das vezes, tudo volta ao normal depois de um tempo. 

Já o que ocorre próximo ao final da gravidez é chamado de descolamento prematuro da placenta, que é mais grave e apresenta maior risco ao bebê. É uma das mais temidas complicações e ocorre em cerca de 1% das gestações, sendo mais comum em grávidas hipertensas. Outros fatores de risco são consumo de álcool e drogas, trauma e idade avançada.

O principal sinal é um sangramento acompanhado de dor súbita e intensa. A barriga fica dura e o bebê para de se movimentar. A grávida deve procurar o hospital mais próximo rapidamente e ligar para o obstetra.

Cada caso é único e as consequências dependem de qual área foi descolada. Se é pequena, é possível prescrever hormônio e repouso absoluto em casa. Mas se é um pouco maior, o repouso pode ser no hospital, porque o risco de parto prematuro é imediato. 

Faça o seu pré-natal na Clinic Care Ginecologia.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.