Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cliniccareginecologia/www/wp-includes/functions.php on line 6114
O que é a histeroscopia e como ela é realizada?

O que é e como é feita a histeroscopia?

A histeroscopia diagnóstica tem como objetivo investigar e diagnosticar alterações e problemas intrauterinos. Para que isso seja possível, realiza a coleta de imagens do útero, do canal endocervical e da vagina e, se necessário, material para biópsia. 

o-que-e-e-como-e-feita-a-histeroscopia

Neste exame, uma câmera acoplada a um fino tubo é inserida no colo do útero, possibilitando que o médico veja o interior da cavidade. A histeroscopia é segura e considerada pouco invasiva.  O instrumento utilizado é o histeroscópio e as imagens obtidas são transmitidas em um monitor de TV.

O exame de histeroscopia é indicado para:

  • Biópsia endometrial;
  • Investigação de infertilidade;
  • Investigação do sangramento na menopausa;
  • Retirada de pólipo endometrial e mioma submucoso;
  • Realização de ablação endometrial;
  • Retirada e colocação de DIU;
  • Aderências uterinas (sinéquias);
  • Suspeita de câncer no endométrio;
  • Correção de malformações uterinas, entre outras. 

Quando na histeroscopia diagnóstica há alterações ou lesões, pode ser indicada a histeroscopia cirúrgica. Essa técnica visa a realização de procedimentos terapêuticos para corrigir algum problema na cavidade intrauterina que tenha sido identificado anteriormente em outro tipo de exame ou pela própria histeroscopia diagnóstica. Esse método terapêutico é realizado em ambiente cirúrgico hospitalar, sob anestesia com sedação.

Você já fez seu check-up ginecológico este ano? Entre em contato e agende uma consulta na Clinic Care Ginecologia.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.