O que faz um ginecologista obstetra?

Você sabe o que faz um ginecologista obstetra? 

Trata-se de um profissional de saúde especializado em saúde reprodutiva feminina. Toda área envolve o trabalho com  mulheres grávidas (até o parto dos bebês) e a ginecologia propriamente dita, tratando uma ampla gama de condições, incluindo as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e dores crônicas.

Todos os ginecologistas obstétricos oferecem  também vários cuidados e serviços preventivos, como os exames de papanicolau, exames pélvicos, ultrassonografias e exames de sangue no geral, além de tirarem todas as dúvidas que a mulher precisa sobre saúde reprodutiva, sexo, infertilidade e outros temas.

Mas afinal, quantas vezes preciso me consultar com este profissional?

Geralmente, as recomendações de periodicidade variam de acordo com a idade da mulher. Muitas, visitam apenas uma vez por ano. Algumas, inclusive, usam esses médicos como seu principal e único.

Portanto, pensando em um estilo de vida preventivo, é ideal realizar, no mínimo, uma consulta ao ano, para mulheres que não fazem nenhum tratamento hormonal. Caso outras condições estejam envolvidas, como anticoncepcionais, menopausa e ovário policístico, recomenda-se consultas mais frequentes.

E a consulta com esse profissional? Funciona de que maneira?

Em geral, a consulta com o ginecologista obstetra pode ocorrer pelos mais variados motivos, e acontecer de formas diferentes. Tudo depende do profissional e da necessidade da paciente. 

Porém, dois processos são comuns: os exames clínicos e a entrevista (anamnese).

Anamnese

Aqui, o ginecologista obstetra estabelece um perfil do paciente, através de uma série de perguntas. Assim, no primeiro momento, ele vai ouvir as principais queixas do paciente e investigar a duração dos sintomas apresentados.

Em casos de mulheres que já possuem vida sexual ativa, ocorrem perguntas sobre o uso de métodos contraceptivos, libido e orientações para evitar ISTs e outras dúvidas.

Exames clínicos

Os exames acontecem com orientação prévia à paciente, para que ela possa ir preparada para a consulta. Eles incluem exames como o papanicolau, mamografia, ultrassonografia pélvica, entre outros.

E aí, conheceu mais sobre a atuação do ginecologista obstetra? Dúvidas? Entre em contato conosco!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.