Quais os principais exames ginecológicos?

A ginecologista é uma especialista que usualmente solicita muitos exames para realizar um check up completo da saúde da mulher. 

E muitos destes exames causam insegurança, especialmente por falta de informação e receio. 

Por isso, hoje vamos te informar quais são os principais exames ginecológicos e como são feitos.

Deste modo, você poderá se sentir mais segura quando precisar realizar um destes procedimentos. 

Vamos lá?

O que é a Ginecologia?

A Ginecologia é a especialidade médica responsável por cuidar da saúde da mulher, abrangendo o sistema reprodutor e mamas. 

Esta especialidade se utiliza da medicina preventiva para realizar diagnóstico precoce de doenças do útero, ovários e mamas. 

Suas investigações podem abranger a fertilidade, sexualidade, menopausa e métodos contraceptivos. 

Esta especialidade pode cuidar da sua saúde desde a menarca, a primeira menstruação, e te acompanha até o pós-menopausa.

Além do sistema reprodutor, a ginecologista pode verificar doenças e fazer encaminhamentos para outras especialidades médicas. 

Isso ocorre, pois, é fundamental que a consulta com este especialista aconteça de forma periódica de modo a realizar exames anualmente. 

Afinal, quais os principais exames ginecológicos?

Durante a consulta ginecológica, o médico realizará uma avaliação completa para determinar quais exames são necessários. 

De acordo com as demandas do paciente, idade, vida sexual ativa e histórico clínico, podem ser selecionados exames diferentes.

Algumas patologias não apresentam sintomas e são apenas identificadas em exames preventivos. 

O diagnóstico precoce muitas vezes é a chave para evitar consequências mais graves para a saúde. 

Os exames ginecológicos são aqueles feitos no próprio consultório do ginecologista e alguns que necessitam de análise laboral para maior investigação.

Veja agora os principais exames solicitados por um ginecologista!

1 – Exame vulvar e especular com coleta de citologia do colo uterino 

O exame da vulva é realizado para avaliar a presença de lesões, pigmentação e secreções. 

É realizado por meio da introdução do aparelho de espéculo na vagina para visualizar as paredes vaginais, colo do útero, conteúdo vaginal de secreções e coleta de citologia do colo uterino, exame conhecido como Papanicolau. 

O objetivo do exame é detectar possíveis alterações nas células do colo do útero por meio da análise laboratorial do material coletado. 

Os resultados poderão apontar se há presença de alguma infecção que, posteriormente, possa se tornar células cancerígenas.

Além disso, pode verificar a presença de feridas causadas pelo HPV e identificar outras infecções sexualmente transmissíveis.  

2 – Exames na mama

O exame clínico da mama é feio por meio do toque para identificar se há alguma lesão palpável nas mamas e axilas. 

Ainda que não seja identificado nenhuma lesão no exame clínico, podem ser solicitadas a ultrassonografia e mamografia para investigação.

3- Ultrassonografia pélvica 

A avaliação da pelve é feita por meio da ultrassonografia pélvica abdominal para mulheres que ainda não tiveram sua primeira relação sexual e por via transvaginal naquelas que já possuem vida sexual ativa. 

O objetivo é detectar doenças, como ovários policísticos, miomas, cistos ovarianos, gravidez inicial ou ectópica, endometriose, espessamento do endométrio, pólipos endometriais e controle do DIU. 

Está em busca de uma clínica com ginecologistas de confiança? Conheça a Clinic Care Ginecologia!

Agora você já sabe mais sobre os principais exames ginecológicos e o que esperar da realização destes. 

Caso esteja em busca de uma clínica com ginecologistas de excelência para realizar seus exames, nossa indicação é a Clinic Care Ginecologia.

Agende sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.