Exame de Histeroscopia é essencial para saúde feminina
Você conhece o Exame de Histeroscopia? Ele faz toda a diferença para o diagnóstico e o tratamento de doenças femininas. Por não ser um procedimento de rotina, porém, poucas pessoas entendem a sua importância.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa técnica e o seu funcionamento. Tenha uma boa leitura!
O que é o exame de histeroscopia?
O chamado “EXAME DE HISTEROSCOPIA” é utilizado para analisar a cavidade uterina,visualizando suas estruturas e identificando alterações. A técnica é realizada a partir de uma microcâmera, que é introduzida no colo do útero com o uso do histeroscópio. As imagens são transmitidas em um monitor em tempo real, permitindo que o médico manuseie os equipamentos adequadamente.
A histeroscopia pode ter duas finalidades: a cirúrgica e a diagnóstica. Entenda cada uma delas!
Exame de histeroscopia diagnóstica
A histeroscopia diagnóstica é feita em laboratório e não exige o uso de sedação. A anestesia pode ser utilizada, porém, se a paciente se sentir mais confortável.
O histeroscópio é introduzido na cavidade endometrial, permitindo ao médico visualizar todo o interior do útero e identificar alterações, como pólipos, miomas e aderências. É possível, ainda, coletar material para biópsias, retirando uma pequena quantidade de tecido da área a ser investigada.
Exame de histeroscopia cirúrgica
A histeroscopia cirúrgica é semelhante à diagnóstica, mas visa a intervenção nas doenças e não apenas a sua investigação. O procedimento pode ser feito, por exemplo, para a retirada de pólipos ou para o tratamento de septos.
Por envolver ações um tanto mais delicadas, essa modalidade de histeroscopia é realizada em hospitais, com a aplicação de anestesia geral ou raquidiana. O Médico introduz, juntamente com a microcâmera, os instrumentos necessários para a intervenção.
Quando o exame de histeroscopia é recomendado?
A histeroscopia, como foi mencionado, não faz parte das consultas de check-up ginecológico, sendo recomendada apenas em situações especiais. Ela costuma ser necessária, por exemplo:
- quando a paciente sofre abortos expontâneos com frequência;
- quando há suspeitas de problemas de fertilidade;
- quando há sintomas de miomas, infecções, tumores malignos ou outras complicações uterinas.
Qual a importância do exame de histeroscopia?
A histeroscopia é uma técnica minimamente invasiva, que oferece segurança e assertividade para os tratamentos. Ela permite uma visão clara do interior do útero, sem comprometer o bem-estar da paciente. O procedimento é rápido e os resultados são precisos.
O exame de histeroscopia permite visualizar fatores que não seriam vistos com o ultrassom. Ele oferece respostas quanto à fertilidade e, assim, ajuda a identificar caminhos para a realização do sonho da ser mãe.
Ao mesmo tempo, a técnica possibilita o cuidado assertivo da saúde da mulher e a resolução de problemas antes que eles se agravem. O exame pode ser feito, ainda, para retirar o DIU ou para complementar o tratamento de virgens — já que não compromete a estrutura vaginal.
O exame de histeroscopia mostra um grande avanço na área da ginecologia. Com essa técnica, o conforto e o bem-estar da paciente são garantidos.
Agora você conhece o exame de histeroscopia e a sua importância. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DA AUTORA:
Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e ObstetríciaFormada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e ObstetríciaFormado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.