Qual a importância do pré-natal para o desenvolvimento do bebê?

A realização do pré-natal é um cuidado fundamental tanto para a saúde da mulher quanto para a do bebê. Essa série de consultas promove o bem-estar emocional, físico e social da nova mamãe e do filho, contribuindo para a sua relação e o seu desenvolvimento individual.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a importância do pré-natal para a saúde da criança. Tenha uma boa leitura!

O que é o pré-natal?

O pré-natal consiste na realização de um acompanhamento com especialistas durante toda a gestação, efetuando consultas e exames para avaliar as condições da mãe e do bebê e fornecendo apoio para suas necessidades. Fazem parte desse processo, idealmente, profissionais da obstetrícia (médicos e enfermeiros), nutricionistas e psicólogos — entre outros —, que construirão uma rede de apoio qualificada e preparada para auxiliar as pacientes, oferecendo orientações e identificando riscos para sua saúde de maneira integral.

O mais indicado é iniciar esse acompanhamento antes mesmo de engravidar, para que se possa planejar a gestação com maiores detalhes e atenção às particularidades da mãe. Quando isso não acontece, é recomendável iniciar as consultas assim que se descobre a gravidez.

Quais são os benefícios do pré-natal para o desenvolvimento do bebê?

O pré-natal traz uma série de contribuições para a saúde e a segurança do bebê. Confira os principais!

Identificação de riscos e de vulnerabilidades

No pré-natal não são avaliadas apenas as condições genéticas e fisiológicas da mãe e do bebê, mas também o seu contexto social, emocional e familiar. São identificadas as necessidades e vulnerabilidades nesses quesitos, promovendo a assistência adequada à mãe e, assim, a melhoria das condições para o desenvolvimento da criança.

Diagnóstico precoce de doenças

No pré-natal são realizados, periodicamente, exames de imagem, sangue e urina, para identificar possíveis alterações nas condições da mãe e do bebê. São diagnosticadas doenças assintomáticas e as questões podem ser tratadas de forma precoce, evitando complicações que poderiam trazer sequelas para toda a vida — ou mesmo colocar em risco a vida dos envolvidos.

Orientações e direcionamentos para a mãe

Os profissionais que realizam o pré-natal compreendem que a gestação pode trazer muitas dúvidas, conflitos e inseguranças para as futuras mamães, oferecendo orientações e acolhimento para as suas necessidades. Isso contribui para o estado emocional das gestantes e, também, para a sua relação e os seus cuidados com o bebê.

 Condições seguras para o parto

No pré-natal são planejadas as condições adequadas e os cuidados a se tomar na hora do parto, levando em consideração as particularidades da mãe e do bebê. Esse momento se torna mais seguro, tranquilo e preparado, evitando complicações e recebendo a criança da melhor maneira possível. É importante respeitar os desejos e crenças da mulher e fornecer condições humanizadas, para que essa chegada seja ainda mais saudável e positiva para todos os envolvidos.

Agora você conhece a importância do pré-natal para o desenvolvimento saudável do bebê! Agende uma consulta com um dos nossos profissionais e dê início a essa jornada!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.