Qual o tratamento de incontinência urinária?
Quando um ato simples como espirrar, tossir ou dançar faz com que ocorra um escape involuntário de urina, provavelmente o que está ocorrendo é a incontinência urinária, ou seja, a falta de controle muscular pélvico para “segurar” o xixi.
Geralmente os mais idosos são quem tem esse tipo de quadro, que pode acometer homens e mulheres de todas as idades, sendo que as mulheres apresentam duas vezes mais casos de incontinência urinária do que os homens.
A incontinência urinária feminina pode acontecer em diferentes tipos e graus. A de esforço é uma das mais comuns e é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri e movimenta-se.
A incontinência urinária de urgência trata-se da vontade súbita (emergencial) de urinar, e a pessoa deixa a urina escapar antes de conseguir chegar ao banheiro. Há também a incontinência urinária mista, quando ocorre a junção dessas duas situações.
Infecções do trato urinário, trauma de parto, perda de tônus muscular decorrente da idade ou até mesmo estresse emocional estão entre as principais causas da doença, que tende a provocar impactos nas relações interpessoais, no âmbito profissional e na autoestima do paciente.
A boa notícia é que incontinência urinária tem tratamento e cura. Há a possibilidade do uso de medicamentos, dieta, exercícios físicos para o fortalecimento do assoalho pélvico e até cirurgia. Caso você esteja passando por este tipo de problema, entre em contato com a Clinic Care Ginecologia.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DA AUTORA:
Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e ObstetríciaFormada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e ObstetríciaFormado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.