Quando optar por congelamento de óvulos?


Congelar os óvulos para mais tarde fazer uma fertilização in vitro é uma excelente alternativa para as mulheres que desejam engravidar mais tarde por causa do trabalho, da saúde ou por qualquer outro motivo. 

Mas saiba que o mais indicado é que o congelamento seja feito até os 35 anos de idade porque até esta fase os óvulos ainda têm ótima qualidade. Isso reduz os riscos de doenças congênitas no bebê relacionadas à idade da mãe, como a Síndrome de Down, por exemplo.

O primeiro passo para iniciar o congelamento de óvulos é induzir a ovulação com medicamentos à base de hormônios, no segundo dia da menstruação da paciente. O objetivo é fazer com que o ovário produza a maior quantidade de folículos possível em um mesmo ciclo menstrual.

Depois disso, o médico acompanhará a eficiência do procedimento através de exames de sangue e ultrassonografia. A mulher é submetida a uma aspiração guiada. A paciente fica sedada durante todo o processo e, em seguida, o especialista congela os óvulos em um recipiente a temperatura de  – 196°C.

Não há um limite de tempo para o armazenamento dos óvulos congelados.

Existem casos nos quais a mulher engravida com óvulos congelados por 10 anos. Essa durabilidade é possível quando a qualidade do material é preservada, isto é, quando o congelamento dos óvulos é realizado da maneira correta.


Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato e agende uma consulta na Clinic Care Ginecologia.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DA AUTORA:

Dra. Roberta Villa Real Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.
Registro CRM-SP nº 101560.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Gustavo de Quadros Ribeiro Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina e com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela mesma instituição de ensino.
Registro CRM-SP nº 97248.