Em suma, a perineoplastia é uma cirurgia realizada para reconstrução e aproximação do períneo (grupo muscular que fica na base da pelve, responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos), fundamental para a sexualidade e reprodução.
Trata-se de um cirurgia íntima que tem ganhado cada vez mais espaço no cenário mundial.
Como funciona a Perineoplastia?
A perineoplastia é uma intervenção cirúrgica para reparação de lesões do tecido vaginal após partos normais. Ela promove a reconstrução do local, devolvendo ao períneo a situação antes da gravidez. Através de técnicas cirúrgicas específicas, ocorre o que chamamos de “aperto” dos músculos locais.
Esses músculos, durante o parto normal, se afrouxam, geralmente, por lacerações decorrentes do parto. Assim, com o tempo, podem levar a um alargamento da vagina, diminuição do prazer sexual, flatos vaginais e a eliminação involuntária da urina ao realizar alguns esforços físicos.
A cirurgia em si é bem simples e rápida.
Sua duração é de aproximadamente uma hora, sob anestesia geral ou raquianestesia. Normalmente, a mulher é liberada para retornar para casa, após o término dos efeitos da anestesia.
Para quem é indicado a perineoplastia?
Indica-se a perineoplastia para mulheres que se submeteram a partos normais, onde, no processo, ocorreu algum enfraquecimento dos músculos pélvicos. E também para aquelas em que não houve resposta a tratamentos conservadores, como os exercícios de Kegel.
Eventualmente, mulheres que não têm filhos podem se submeter a perineoplastia. Quem tem obesidade, por exemplo, pode ter chances de precisar realizar o procedimento.
Existe algum risco associado a Perineoplastia?
De modo geral, trata-se de uma cirurgia segura e com ótimos resultados. Contudo, como qualquer operação, envolve alguns riscos e complicações, como sangramento e infecções. Em alguns casos, a mulher pode apresentar prisão de ventre, corrimento com odor e hemorragia.
Para diminuir todo e qualquer risco associado, é fundamental que a paciente siga à risca todos os cuidados cirúrgicos indicados pelo médico.
Para mais informações, entre em contato com a equipe da Clinic Care!