Popularmente chamada de Laparoscopia, a videolaparoscopia é uma cirurgia minimamente invasiva, com o objetivo de diagnosticar e tratar patologias que acometem a região pélvica ou abdominal. Todo procedimento é realizado com auxílio de uma pequena câmera e instrumentos inseridos através de pequenas incisões na pele.
A microcâmera, acoplada no equipamento, permite que o especialista tenha uma visão ampla, profunda e detalhada da cavidade abdominal, avaliando de forma precisa os órgãos e tecidos internos. Assim, é possível realizar diagnósticos e cirurgias complexas, minuciosas e detalhadas.
Quais as finalidades da videolaparoscopia?
Essa técnica pode ser utilizada tanto para fins de diagnóstico, como também para tratamento. Assim, pode ser útil na investigação e confirmação de uma série de condições e patologias que acometem o sistema reprodutor feminino, entre elas:
- Gravidez ectópica, quando o embrião se implanta fora da cavidade uterina;
- Cistos ovarianos;
- Endometriose;
- Miomas uterinos;
- Cânceres ginecológicos;
- Doença inflamatória pélvica.
Quais os cuidados que a mulher deve ter após a videolaparoscopia?
Por se tratar de um método que agride bem menos o corpo do paciente (diferentemente das cirurgias convencionais), dependendo da avaliação médica, o paciente pode receber alta hospitalar já no mesmo dia ou dia seguinte.
As pequenas incisões cicatrizam em poucos dias. Contudo, devem ser cuidadosamente limpas, para evitar qualquer infecção. Apesar das incisões serem pequenas, as cirurgias muitas vezes são grandes e, dessa forma, a paciente deve seguir as orientações de repouso relativo e cuidados conforme cada caso. A recuperação pós-operatória costuma ser mais tranquila, mas a pessoa não pode se esquecer que sofreu um procedimento cirúrgico e deve se resguardar.
Os principais desconfortos são relacionados ao gás usado durante a realização do procedimento, com o objetivo de inflar o abdômen. Ele pode causar dor nos ombros, peito, abdômen e também provocar náuseas.
A maioria dos sintomas desaparece com poucos dias. Dessa forma, é possível retornar às atividades normais rapidamente.
A videolaparoscopia demonstra um grande avanço no tratamento de patologias que acometem o corpo feminino. Além de apresentar excelentes taxas de recuperação, promove maior conforto e bem estar para o paciente!
Dúvidas? Entre em contato conosco!