É a área que cuida da saúde da mulher, fazendo uma medicina preventiva para diagnóstico precoce de doenças do útero, ovários e mamas. Abrange investigações sobre infertilidade, sexualidade, menopausa e métodos contraceptivos.
A cada ano, novos conceitos e diferentes formas de abordagem para tratar as doenças ginecológicas estão aparecendo. Além disso, diferentes abordagens cirúrgicas, principalmente na linha de cirurgia minimamente invasiva, estão cada vez mais em expansão.
Qual a importância da prevenção ginecológica?
Todos os exames realizados durante a consulta ginecológica são de caráter preventivo. Eles são fundamentais para identificar qualquer alteração no corpo feminino. É através deles, de uma alimentação saudável e atividade física regular, que a mulher mantém sua saúde em dia e evita o surgimento de complicações.
Quais são as doenças tratadas pela ginecologia geral?
Vamos entender as principais doenças tratadas pela ginecologia geral.
Endometriose
É uma doença bastante complexa. Ela se caracteriza pela presença de tecido do endométrio (camada interna do útero), na cavidade pélvica, podendo ser assintomática ou causar cólicas menstruais intensas, algia pélvica independente da menstruação, dor na relação sexual, infertilidade, além de alterações intestinais ou urinárias. Costuma acometer mulheres jovens em idade reprodutiva.
Todo o diagnóstico deve ser baseado nas queixas da paciente e no exame físico. O apoio de exames de imagem como o ultrassom endovaginal com doppler colorido e preparo intestinal, ou a ressonância magnética da pelve, ajudam na confirmação da endometriose e programação do tratamento.
Mioma Uterino
Trata-se de um tipo de tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero. São condições relativamente frequentes, que podem não provocar sintomas, na maioria das vezes. Contudo, algumas mulheres podem relatar cólica, fluxo menstrual intenso, sangramentos fora do período menstrual, menstruação prolongada, peso na bexiga provocando micções frequentes, ou dificuldade para engravidar.
Existem três tipos de mioma: o subseroso, que se desenvolve na parte mais externa; o intramural, que surge nas paredes do útero e o submucoso, que se desenvolve dentro da cavidade uterina.
Cisto ovariano
Trata-se de uma bolsa cheia de líquido, que se forma dentro e ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação e/ou dificuldade para engravidar. Ter cisto, na verdade, não é necessariamente uma situação grave.
Para a confirmação do diagnóstico, o ginecologista deve realizar exames físicos e de imagem, indicando o tipo de tratamento mais adequado.
Quer saber mais sobre a ginecologia geral? Entre em contato conosco!